A SOCIEDADE TECNOLÓGICA NO CINEMA E A ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA

A primeira palestra aconteceu no dia 04 de setembro de 2018, uma terça-feira, às 19h30 com ampla participação da comunidade interna e externa. Aconteceu no auditório da Fatec de Mauá.

A palestra foi o Prof. MsC. Francisco José Nunes, o qual trouxe uma reflexão filosófica sobre o tema: “A sociedade tecnológica no cinema e a antropologia filosófica”. Houve um grande interesse pelo assunto. O professor discorreu com grande propriedade sobre a relação entre o Cinema, a Tecnologia e a Filosofia. Fez reflexões pertinentes ao compromisso que o avanço tecnológico tem para com questões sociais, políticas e também de cunho existencial, tratando da importância das relações humanas e das relações do ser humano com o uso das diferentes tecnologias. Entrou no assunto da justiça social, do compromisso para com os mais pobres, assim como tratou dos desafios futuros e preocupação com as futuras gerações, abordando, entre outras questões, sobre a relação da inteligência humana com a inteligência artificial, mostrando os limites éticos presentes em toda essa rede temática.

O público participou com muita atenção e perguntas, o que enriqueceu, e muito, a palestra.

Como primeira palestra, o projeto foi disparado como um grande sucesso da Fatec de Mauá, contando com a colaboração de todas/todos as/os presentes, respeitando, devidamente, aquelas/aqueles que não puderam estar presentes por seus justos motivos.

Desse modo, segue o projeto com as finalidades apresentadas na apresentação deste projeto de extensão universitária.

Também fica aqui o agradecimento a todas/todos que colaboraram para o bom andamento da primeira palestra, o que foi de suma importância para a iniciação do projeto e, mesmo, de sua continuidade.

Prof. Dr. Mauro Araujo de Sousa, Ph.D. em Filosofia.

Compartilhe