Maratona ‘InterFatecs 2025’ estende prazo para inscrição de equipes

Professores podem inscrever grupos de alunos até dia 5 de maio; Fatec Ferraz de Vasconcelos sediará fase final da competição de programação, marcada para 16 de agosto

O prazo para inscrições na InterFatecs 2025 foi prorrogado para 5 de maio. Estudantes das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) interessados em participar da 14ª edição da maratona de programação podem procurar a direção ou coordenação de curso da unidade em que estão matriculados. O cadastro das equipes deve ser feito até a data limite pelo professor responsável, exclusivamente pelo site interfatecs.com.br.

Para disputar a competição, os alunos devem formar grupos de até três integrantes titulares e um reserva, todos da mesma Fatec. A proposta da InterFatecs é resolver problemas e desafios lógicos por meio de uma das linguagens de programação (C, C++, Java ou Python).

A maratona ocorrerá em duas etapas. A primeira fase, eliminatória, será disputada no dia 10 de maio, nos laboratórios de informática de cada Fatec, com as equipes inscritas. Cerca de 50 grupos classificam-se para a fase final, programada para 16 de agosto, na Fatec Ferraz de Vasconcelos, localizada na Região Metropolitana da Capital.

Oportunidade

Além da competição de programação, a final da InterFatecs contará com uma série de palestras, oficinas e estandes de empresas patrocinadoras, que recrutam talentos entre os alunos. “O evento enriquece a formação e amplia os horizontes dos estudantes, uma vez que oferece a possibilidade interação com futuros empregadores e parceiros em potencial”, avalia Rogério Bezerra Costa, coordenador do curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Fatec Ferraz de Vasconcelos e responsável por esta edição da InterFatecs.

InterFatecs é realizada anualmente, inspirada na maratona de programação promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). É a primeira vez que a Fatec Ferraz de Vasconcelos organiza a competição.

Em 2024, o evento foi realizado pela Fatec Bragança Paulista. As equipes das Fatecs Zona Leste (Capital), Itapira e Mogi das Cruzes ficaram com os três primeiros lugares, respectivamente. A final contou com a participação de 138 estudantes, divididos em 46 equipes. A primeira fase da competição foi disputada simultaneamente em 41 Fatecs, por mais de 1,2 mil estudantes, divididos em cerca de 400 equipes. Mais informações estão disponíveis no site interfatecs.com.br.

Ensaio

Para preparar os alunos para a InterFatecs, a Fatec Mogi Mirim, localizada na Região de Campinas, realizou sua própria Maratona de Programação, no início de abril, com participação dos estudantes do curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, incluindo os matriculados no formato de Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS), que permite concluir os Ensinos Médio, Técnico e Superior em até cinco anos e meio, sem necessidade de novo processo seletivo para ingresso na faculdade. Na Fatec Sorocaba, no final de março, oito equipes também formadas por estudantes de Análise e Desenvolvimento de Sistemas participaram de um simulado como treinamento para a competição.

Foto: Divulgação

Final da última edição do evento foi realizada na Fatec Bragança Paulista com participação de 138 estudantes

 

Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob supervisão de uma Etec –, em mais de 320 municípios. As Etecs atendem mais de 224 mil alunos nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 91 mil estudantes. Além dos cursos técnicos e superiores de tecnologia, a instituição oferece Formação Continuada e Pós-graduação (stricto sensu e lato sensu).

 

 

 

Compartilhe